O que fazer com tantos dados?


Como as empresas devem dominar a imensa quantidade de dados e informações de forma a possibilitar rápidas tomadas de decisões em nível estratégico? É o que Thomas Davenport, conhecido autor da área de Gestão da Informação, revela em Dados Demais!, escrito em parceria com o especialista Jin Ho-Kim. O livro foi lançado nesta semana pela Elsevier.

O livro aponta "ferramentas práticas para melhorar a compreensão da análise de dados e aprimorar o raciocínio e a decisões no mundo dos negócios". O objetivo é auxiliar o leitor no desenvolvimento de habilidades como formulação de hipóteses, agrupamento e análise de dados relevantes, interpretação e comunicação de resultados analíticos.

Davenport se dedica há décadas ao estudo da GI nas empresas, tornando-se um dos autores e consultores de maior referência na área. Sua obra magna é Ecologia da Informação, publicado pela primeira vez em 1997 pela Universidade de Oxford. Na época, ele defendia que as empresas estavam deslumbradas demais com a inovação trazida pelos softwares e sistemas de informação, e estavam esquecendo do principal componente das organizações: as pessoas.

imagem: divulgação
De lá para cá, outras inovações tecnológicas se desenvolveram e invadiram o ambiente empresarial, como o cloud computing e o big data -- capacidade de leitura e interpretação automatizadas que geram relatórios visuais sobre uma imensa quantidade de dados. Em Dados Demais!, Davenport e Kim defendem que todo o ambiente de negócios irá sofrer sérias mudanças nos próximos 10 anos por conta da capacidade analítica e do big data.

O público-alvo da obra são os profissionais de negócios, administradores, executivos de diversas áreas e pessoas envolvidas com tomadas de decisões -- bem como estudantes de graduação e pós-graduação. O título também está disponível em formato eBook.