Freud é considerado o pesquisador mais proeminente e o próprio criador da psicanálise; se destacou sobretudo pelos seus estudos empíricos sobre o subconsciente. Criticado e amado, o psicanalista austríaco utilizava técnicas heterodoxas, como hipnose e diálogo, ao invés de receitar medicamentos pesados -- prática comum de neurologistas da sua época para qualquer doença. Até hoje as suas obras e sua teoria são calorosamente discutidas.
![]() |
"Comece falando sobre sua mãe" |
Sobre a concepção das afasias foi o primeiro livro do psicanalista, lançado originalmente em 1891, quando ainda não existia o termo "Psicanálise" -- portanto, de caráter mais neurológico. "Entretanto, mesmo tendo sido escrito antes de Freud se tornar o 'pai' da Psicanálise, esta obra é fundamental para a compreensão de seus escritos posteriores, sobretudo por ser possível analisar a relação entre o psiquismo e a linguagem, que claramente pautou o pensamento freudiano", afirma, em nota, a editora. Importante lembrar, esse livro é inédito no Brasil.
Já a edição bilingue e anotada de As pulsões e seus destinos traz uma das obras mais importantes do século 20 não só para a psicanálise, como também para a filosofia, teoria social, estética e até literatura. O livro trata das escolhas e dos desejos humanos e da lógica por trás das fantasias. Segundo Christian Dunker, psicanalista e professor da USP, “a teoria das pulsões, bem como a teoria do inconsciente, está para a Psicanálise assim como a Anatomia e a Fisiologia estão para a Medicina”.
De acordo com a editora, os próximos livros da Coleção a serem publicados são: Amor, sexualidade e feminilidade; Arte, literatura e os artistas; Compêndio de Psicanálise (edição bilíngue); Conceitos fundamentais da Psicanálise; Fundamentos da clínica psicanalítica; Histeria, obsessão e demais neuroses; e Neurose, psicose, perversão.
Responsabilidade
Editor e coordenador da coleção – Gilson Iannini é psicanalista, filósofo, editor. Professor do Departamento de Filosofia da UFOP. Doutor em Filosofia (USP) e mestre em Psicanálise (Université Paris 8). Autor de Estilo e verdade em Jacques Lacan (Autêntica Editora).Coordenador da coleção e coordenador da tradução – Pedro Heliodoro Tavares é psicanalista, germanista, tradutor. Professor da Área de Alemão – Língua, Literatura e Tradução (USP). Doutor em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris 7). Autor de Versões de Freud – breve panorama crítico das traduções de sua obra (7Letras) e coorganizador de Tradução e Psicanálise (7Letras).
Tradutor e autor do posfácio de Sobre a concepção das afasias: Um estudo crítico – Emiliano de Brito Rossi é psicanalista, germanista e tradutor. Doutor em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela USP e Psicólogo pela UFMG. Desenvolve pesquisas nas áreas de Tradução, Psicanálise e Filosofia.
Ficha técnica
![]() |
imagem: divulgação |
Título: Sobre a concepção das afasias: um estudo crítico
Autor: Sigmund Freud
Tradutor: Emiliano de Brito Rossi
Número de páginas: 176
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8217-314-5
![]() |
imagem: divulgação |
Autor: Sigmund Freud
Tradutor: Pedro Heliodoro Tavares
Número de páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8217-316-9