Rapunzel, Branca de Neve e Cinderela em braille

Rapunzel, Branca de Neve e Cinderela em braille
Eber Freitas
segunda-feira, março 30, 2015
A Fundação Dorina Nowill para Cegos anunciou recentemente uma ótima novidade. Dez contos de fadas infantis clássicos, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e bela Adormecida, serão editados em um formato especialmente destinado às pessoas com baixa visão ou cegas. Os exemplares são impressos em braille e com fonte ampliada, relevos nas imagens e ilustrações com cores vibrantes.
O lançamento faz parte da comemoração dos 69 anos da Fundação Dorina Dowill. No total, foram produzidas 3 mil unidades da Coleção Clássicos Acessíveis para distribuição gratuita em bibliotecas, escolas públicas e instituições pelo Brasil. Cada kit conta com 10 exemplares, um de cada título, além de um CD com a leitura da história em duas versões -- com e sem audiodescrição. Os livros também serão disponibilizados para compra no site da Fundação Dorina e no Dona Dorina Outlet.
Os títulos selecionados foram Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, João e Maria, João e o Pé de Feijão, Os Três Porquinhos, Peter Pan, Robin Hood e Rapunzel. "Para a criança com deficiência visual é muito importante ter um livro destes em suas mãos por ser um dos primeiros contatos com a leitura, com o universo dos contos de fadas, por trabalhar o imaginário com a atmosfera lúdica que as historinhas infantis proporcionam", afirma Ana Paula Silva, coordenadora de acesso ao livro da Fundação Dorina.