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Todos nós entendemos o sofrimento, amigo... | |
Emplacar um romance que vende feito água é o sonho de alguns escritores. Para o bem ou para o mal, muitos desses não passam da mediocridade. Mas conseguir colocar um título na lista dos mais vendidos tem menos a ver com talento do que com matemática.
Cientistas da área de informática da Stony Brook University, em Nova Iorque, desenvolveram um algoritmo que pode prever com até 84% de precisão se um livro será o próximo sucesso comercial. A técnica é chamada de estilometria estatística, que basicamente analisa o uso de palavras contidas nos textos. Segundo os pesquisadores, o resultado foi "surpreendentemente eficaz".
"Nosso trabalho é o primeiro a fornecer resultados quantitativos na conexão entre o estilo de escrita e o sucesso de trabalhos literários".
O estudo foi feito com uma amostra de livros clássicos em domínio público baixados do Projeto Gutenberg, para que os estilos textuais fossem comparados com outras informações históricas acerca do sucesso do livro. Todos os estilos entraram na pesquisa, incluindo poesia e ficção científica.
É importante observar: os livros estudados foram publicados em inglês. Há diferença nas práticas de leitura, no idioma e na cultura em relação ao português que, naturalmente, não foram considerados.
Os resultados apontaram, por exemplo, que o uso frequente de conjunções "e" e "mas", além da ampla utilização de substantivos e adjetivos, estava ligado ao sucesso da obra. Por outro lado, livros que venderam menos abusam dos verbos e advérbios, bem como de palavras que descrevem explicitamente ações e emoções -- o caso de verbos dicendi como "quis", "pegou" ou "prometeu". Nesses casos, o mais recomendável é a utilização de verbos que remetam a processos, como "reconheceu" ou "lembrou".
"Nosso trabalho é o primeiro a fornecer resultados quantitativos na conexão entre o estilo de escrita e o sucesso de trabalhos literários", afirma o professor assistente Yejin Choi, um dos responsáveis pelo artigo científico. Foram analisados cerca de 800 livros de vários gêneros.
É claro que inúmeros outros fatores orbitam no nebuloso abismo que separa os best-sellers literários dos demais títulos. E esses fatores englobam desde a qualidade intrínseca da narrativa, passando pelo marketing literário, até o envolvimento do autor com seu público. No fim das contas, essa é apenas mais uma informação que pode ajudar as editoras a escolherem melhor os originais.