Conto perdido de Sherlock Holmes é encontrado em sótão

Conto perdido de Sherlock Holmes é encontrado em sótão
Eber Freitas
sexta-feira, fevereiro 20, 2015
O pequeno burgo de Selkirk, na Escócia, era um dos lugarejos preferidos de Sir Arthur Conan Doyle, autor das aventuras de Sherlock Holmes. Em 1904, os moradores realizaram um bazar que mobilizou toda a cidade em prol da reconstrução da ponte, despedaçada por uma inundação dois anos antes. No último dia do evento, Doyle cedeu um conto inédito de 1300 palavras para uma antologia composta por histórias dos próprios moradores.
O conto é estrelado pelos inconfundíveis Sherlock Holmes e John Watson.
Uma cópia do livro, batizado de "The Book o' the Brig" foi encontrada no sótão de Walter Elliot, um poeta e artista de 80 anos que vive em Selkirk. Ele ganhou – herdou ou adquiriu, não lembra bem – o volume há mais de 50 anos e, por algum motivo, deixou-o esquecido no sótão de casa. Recentemente decidiu revirar os alfarrábios que mantinha guardados para doar ao museu da cidade e encontrou a raridade.
Acredita-se que é a primeira história inédita – de certa forma – sobre Holmes que aparece desde que a última foi publicada, há mais de 80 anos. Doyle faleceu em 1930.
A historieta fala sobre Sherlock Holmes deduzindo que o amigo Watson iria viajar para Selkirk. "O sábado foi aberto por Sir Arthur Conan Doyle. Ele havia escrito uma pequena história sobre Sherlock Holmes e Watson que estava no livro", conta Elliot em entrevista ao The Telegraph. Doyle, por algum motivo, era apegado à pequena cidade próxima à divisa com a Inglaterra, tendo passado por lá em várias ocasiões.
"Ele realmente pensava muito na cidade para vir, tomar parte e contribuir com uma história para o livro. E é uma ótima historieta", diz. "Não tenho ideia de quantos foram vendidos. Tenho esse livro há 40 ou 50 anos. Devo ter ganho de um amigo, porque não lembro de ter comprado de ninguém", completa.
"Não sei se já foi publicado – eu nunca vi. Sempre me interessei por história e minha família sempre transmitiu histórias [para as gerações seguintes] e eu suponho que essa é uma dessas histórias", detalha Elliot.
A ponte foi reconstruída, afinal. Elliot explica que a comunidade queria erguer uma ponte levadiça no lugar da ponte de madeira anterior, mas o dinheiro não foi tanto assim. No final, acabaram construindo uma ponte de ferro, que está lá em Selkirk até hoje.
O livro será exposto no museu local, como previsto.
Ficou curioso? Leia aqui a história completa [em inglês]. O Livreiro vai providenciar uma tradução e publicar por aqui.