Entenda como funciona o complicado mundo das relações entre ONGs

Uma tarrafa |

Na Região Metropolitana de Recife, vários grupos sociais atuam no apoio a menores abandonados, formando o Projeto Tarrafa: a Agência Católica de Desenvolvimento Internacional (CAFOD, sigla em inglês), da Inglaterra e País de Gales; o Galpão de Meninos e Meninas, do Recife; o Grupo Sobe e Desce e o Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças, de Olinda, são alguns deles.

Se só de ler o nome das instituições deu um nó na cabeça, imagine compreender as relações supranacionais entre elas — já que há ONGs brasileiras e estrangeiras atuando em conjunto. É o que mostra o livro Os enleios da tarrafa: etnografia de uma relação transnacional entre ONGs, escrito pela antropóloga Catarina Morawaska a partir da sua tese de doutorado e lançado pela Editora da UFSCar. A pesquisa recebeu menção honrosa no Concurso Capes de Teses de 2011.

O livro pertence a um segmento específico dentro da literatura técnico-científica, sendo mais indicado para antropólogos da cooperação internacional e para pesquisadores em ciências humanas cujas pesquisas envolvem relações institucionais entre órgãos estatais, organizações não governamentais e empresas privadas.

A obra introduz o conceito de ‘emaranhados institucionais de combate à pobreza’ para explorar a disseminação de saberes e políticas entre atores conectados transnacionalmente. “Ao contrário das relações identificadas como de cooperação internacional, que envolvem ao menos um órgão estatal, seja como doador ou receptor de financiamento, relações transnacionais entre organizações não governamentais são em geral referidas como parceiras”, explica Catarina.

Apesar do contato com a miséria e o abandono na capital pernambucana, o foco da pesquisa foram as conexões entre os espaços institucionais. A pesquisa situa-se dentro da área da antropologia política e busca uma nova compreensão sobre as organizações de combate à pobreza.

Sobre a autora

Catarina Morawska Vianna é professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos e coordenadora do Laboratório de Experimentações Etnográficas (LE-E). Doutorou-se em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e foi bolsista Fapesp de pós-doutorado. Atua principalmente na área de cooperação internacional, antropologia política, antropologia da globalização, antropologia do desenvolvimento e metodologia de pesquisa.

Ficha técnica

Título: Os enleios da tarrafa: etnografia de uma relação transnacional entre ONGs
Autora: Catarina Morawska Vianna
Número de páginas: 230
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 47,00
ISBN: 978-85-7600-387-8