Uma autópsia do trabalho escravo moderno no Brasil


Para alguns trabalhadores brasileiros e imigrantes, a velha Lei Áurea não tem tanto valor. Seja em plantações de cana-de-açúcar ou em oficinas de costura nas cidades grandes, o trabalho escravo ainda é uma realidade no Brasil e, pelo jeito, ainda está longe de ser erradicado.

O livro digital Escravo, nem pensar!, produzido pela ONG Repórter Brasil, aborda a história recente da escravidão no Brasil, problema que ainda desafia a Justiça do Trabalho e a sociedade. O conteúdo inclui temas como tráfico de pessoas, trabalho infantil, migração, dentre outros, além de uma bibliografia com outros livros sobre o assunto.

O eBook está disponível gratuitamente em uma plataforma digital que pode ser acessada via browser, sem a necessidade de download. A ideia é levar a publicação às salas de aula da rede pública de ensino.

Escravo, nem pensar! – uma abordagem sobre trabalho escravo contemporâneo foi produzido dentro do programa Escravo, nem pensar!, realizado pela ONG Repórter Brasil. Esta é a terceira edição do livro – a primeira foi lançada em 2007, e a segunda em 2012, as duas em versão impressa. A publicação também contou com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.